Confira a maior rivalidade especial entre Shenmue e Yakuza
A
comparação entre Shenmue e Yakuza é um tema recorrente entre os fãs de
videogames, especialmente considerando a trajetória distinta de ambas as
franquias desde seus lançamentos. Shenmue, lançado em 1999, foi pioneiro em
muitos aspectos, mas a série Yakuza, que começou em 2005, conseguiu ultrapassar
Shenmue em popularidade e impacto cultural. A seguir, detalharemos os fatores
que contribuíram para essa mudança.
A franquia Yakuza ultrapassou Shenmue em popularidade por diversos fatores, tanto em termos de design de jogo quanto de marketing e recepção do público.
Impacto
inicial e inovação
Shenmue foi um marco quando lançado em 1999,
introduzindo uma abordagem inovadora com seu conceito de “Full Reactive Eyes
Entertainment” (FREE), oferecendo um mundo aberto onde quase tudo era
interativo. A ideia era criar uma experiência realista e imersiva, com foco em
atividades cotidianas e uma narrativa de vingança lenta e deliberada.
E
uma das mecânicas importantes que foi usado em Dragon’s Lair (1985; arcade,
consoles), foi implementa em Shenmue. Em tradução livre, o Evento de Controle
de Cena( Quick Time Event “QTE”) ,é conceito de através de comandos que você mergulha
numa cinemática e poder mudar o rumo dos eventos.
A
popularização do CD-ROM levou ao surgimento de filmes interativos nos anos 80 e 90, com jogos com mais
ênfase em presenciar eventos do que influenciá-los. E Yu Suzuki aproveitou para
popularizar com “QTE”, vários outros jogos têm incluído um sistema QTE e dentre
eles as séries: God of War, Fahrenheit, Yakuza, Heavy Rain e
entre outros.
Apesar de ser revolucionário, a série teve dificuldades comerciais, sendo um dos jogos mais caros da época e não conseguindo recuperar seus custos, contribuindo para o declínio do Dreamcast.
Por outro lado, Yakuza, lançado em 2005, construiu sobre algumas ideias de Shenmue, mas focou em tornar a experiência mais acessível e envolvente. O jogo manteve elementos de mundo aberto e minijogos, mas colocou maior ênfase em combate dinâmico, narrativa cinematográfica e desenvolvimento profundo de personagens, com protagonistas carismáticos como Kazuma Kiryu. Yakuza equilibra bem momentos sérios e cômicos, algo que ressoou amplamente com o público.
Lançamento e Recepção de Shenmue
O Shenmue 1 foi lançado inicialmente no Sega Saturn e depois no Dreamcast, recebendo
aclamação crítica por sua inovação em narrativa e gráficos. O jogo introduziu
um mundo aberto com uma história envolvente e elementos de RPG, mas não
alcançou o sucesso comercial esperado. Apesar de sua recepção positiva, a série
enfrentou problemas financeiros e uma longa pausa até o lançamento de Shenmue
III em 2019, que não teve o mesmo impacto que os jogos anteriores.
- Shenmue I (1999)
- Recepção: Média de 9/10.
- Vendas: Aproximadamente 1,2 milhões de
cópias.
- Shenmue II (2001)
- Recepção: Média semelhante.
- Vendas: Menor sucesso devido à transição
para o Xbox.
- Shenmue III (2019)
- Recepção: Mista, com críticas sobre a falta
de inovação.
- Vendas: Abaixo das expectativas.
Shenmue
III, foi lançado quase
20 anos após o segundo título, teve uma recepção mista. O jogo foi financiado
por uma campanha recorde no Kickstarter, e sua principal missão era agradar os
fãs de longa data, o que ele fez em vários aspectos. Muitos elogiaram a
atmosfera e a fidelidade ao estilo clássico da série, com atividades
secundárias e um mundo imersivo que captura o charme dos jogos originais
No entanto, o jogo recebeu críticas por sua jogabilidade datada e história pouco avançada, deixando os jogadores com outro final em aberto. Elementos como o sistema de combate simplificado e a mecânica de gestão de stamina dividiram opiniões, sendo vistos como arcaicos em comparação com os padrões modernos. Alguns jogadores se sentiram frustrados com o ritmo lento e as tarefas repetitivas, que poderiam ter sido modernizadas para atrair novos fãs.
No geral, Shenmue III foi um título que atendeu às expectativas dos fãs mais dedicados, mas não conseguiu capturar um público mais amplo ou modernizar a franquia de forma significativa.
Ascensão
da Série Yakuza
Por
outro lado, a série Yakuza, criada por Toshihiro Nagoshi, começou como uma
resposta ao estilo de jogo de Shenmue, mas rapidamente se destacou por sua
narrativa mais direta e personagens carismáticos.
- Yakuza (2005)
- Recepção: Muito positiva, com média de
8/10.
- Vendas: Superou Shenmue rapidamente em termos de popularidade.
A série continuou a lançar títulos regularmente, como Yakuza Kiwami (remake
do primeiro jogo) e Yakuza: Like a Dragon, que introduziu novos estilos de
jogo e expandiu a narrativa.
Exploração
e Interação com o Mundo
- Shenmue: A ideia aqui é imersão total.
Você pode conversar com quase todos os NPCs, e muitos têm falas únicas. Há
foco em pequenos detalhes, como pegar objetos ou trabalhar em empregos
simples, o que cria um ritmo bem lento. Você pode até esperar por eventos
específicos, como se estivesse vivendo o dia a dia do personagem.
- Yakuza: Também tem cidades para explorar,
mas de forma mais compacta e direta. As interações são mais focadas em
missões ou minijogos. O jogo não exige que você espere muito; tudo é feito
para manter o ritmo e o jogador sempre com algo a fazer.
2. Combate
- Shenmue: Os combates são inspirados em Virtua Fighter, com foco em golpes técnicos e realistas. No entanto, as lutas são mais raras e podem parecer lentas ou travadas.
- Yakuza: Aqui, o combate é mais frequente
e dinâmico, com movimentos exagerados e combos simples. É um “beat ‘em up”
moderno, com muitas armas e habilidades especiais que deixam as lutas mais
empolgantes.
3. Minijogos
e Atividades Secundárias
- Shenmue: Minijogos como máquinas de
fliperama são parte do charme, mas eles existem mais para passar o tempo
enquanto você espera pelos eventos principais.
- Yakuza: Os minijogos são quase uma
atração à parte. Desde karaokê até corridas de carros em miniatura, eles
oferecem diversão pura e são altamente variados, com recompensas
integradas à progressão do jogo.
4. História
e Ritmo
- Shenmue: A narrativa é bem lenta e
introspectiva. A história avança conforme você realiza tarefas diárias e
investiga pistas. É um jogo que te força a "viver" no mundo
dele.
- Yakuza: Tem uma narrativa mais rápida e
cinematográfica, com momentos de alta tensão e ação. Apesar das
distrações, o jogo sempre te guia para o próximo evento importante sem
muita espera.
Fatores
que Contribuíram para o Sucesso da Yakuza
·
Regularidade
nos Lançamentos: A
série Yakuza manteve um fluxo constante de lançamentos, incluindo remakes e
spin-offs, o que ajudou a manter o interesse dos jogadores.
·
Narrativa
Envolvente: Yakuza é
conhecida por suas histórias emocionantes que combinam drama com humor, além de
oferecer uma rica experiência cultural japonesa.
·
-Expansão
Internacional: Enquanto Shenmue teve dificuldades para se estabelecer fora
do Japão, Yakuza conseguiu conquistar um público global através de traduções
cuidadosas e marketing eficaz.
Longevidade
e evolução
Enquanto
Shenmue ficou estagnado por anos após o segundo jogo, Yakuza
continuou evoluindo. Com lançamentos frequentes e uma diversidade de spin-offs,
a franquia adaptou-se aos tempos modernos, tanto em gameplay quanto em
narrativa. Isso manteve a série relevante e permitiu a construção de uma base
de fãs global crescente.
Impacto
do Anime Shenmue vs. Série Yakuza
Anime e mídia complementar
O anime de Shenmue foi lançado em 2022 e foi mal recebido e não conseguiu capturar a essência do jogo original e nem atrair novos fãs. Em contraste, a série Yakuza tem recentemente se expandindo com novas séries, como Like a Dragon: Ishin!
Conclusão
Em
resumo, enquanto Shenmue foi um marco na história dos videogames por suas
inovações técnicas e narrativas, sua incapacidade de manter uma presença
contínua no mercado levou à sua diminuição em popularidade, em adaptar-se às
mudanças do mercado.
Por
outro lado, Yakuza aproveitou os fundamentos estabelecidos por Shenmue e
construiu sobre eles com uma abordagem mais acessível e diversificada.
Enquanto
Shenmue permaneceu preso em suas raízes inovadoras. Isso resultou em uma
série que não evoluiu continuamente e não manteve o interesse do público em
geral.
E a evolução de Yakuza permitiu que não em apenas superasse Shenmue em popularidade, mas também que se tornasse uma das franquias mais queridas da indústria dos jogos.
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