Por Que Yakuza Superou Shenmue: A Evolução que Conquistou o Mundo dos Games

Confira a maior rivalidade especial entre Shenmue e Yakuza

A comparação entre Shenmue e Yakuza é um tema recorrente entre os fãs de videogames, especialmente considerando a trajetória distinta de ambas as franquias desde seus lançamentos. Shenmue, lançado em 1999, foi pioneiro em muitos aspectos, mas a série Yakuza, que começou em 2005, conseguiu ultrapassar Shenmue em popularidade e impacto cultural. A seguir, detalharemos os fatores que contribuíram para essa mudança.

A franquia Yakuza ultrapassou Shenmue em popularidade por diversos fatores, tanto em termos de design de jogo quanto de marketing e recepção do público.

Impacto inicial e inovação

Shenmue foi um marco quando lançado em 1999, introduzindo uma abordagem inovadora com seu conceito de “Full Reactive Eyes Entertainment” (FREE), oferecendo um mundo aberto onde quase tudo era interativo. A ideia era criar uma experiência realista e imersiva, com foco em atividades cotidianas e uma narrativa de vingança lenta e deliberada.

E uma das mecânicas importantes que foi usado em Dragon’s Lair (1985; arcade, consoles), foi implementa em Shenmue. Em tradução livre, o Evento de Controle de Cena( Quick Time Event “QTE”) ,é conceito de através de comandos que você mergulha numa cinemática e poder mudar o rumo dos eventos.


A popularização do CD-ROM levou ao surgimento de filmes interativos nos anos 80 e 90, com jogos com mais ênfase em presenciar eventos do que influenciá-los. E Yu Suzuki aproveitou para popularizar com “QTE”, vários outros jogos têm incluído um sistema QTE e dentre eles as séries: God of War, Fahrenheit, Yakuza, Heavy Rain e entre outros.

Apesar de ser revolucionário, a série teve dificuldades comerciais, sendo um dos jogos mais caros da época e não conseguindo recuperar seus custos, contribuindo para o declínio do Dreamcast​.


Por outro lado, Yakuza, lançado em 2005, construiu sobre algumas ideias de Shenmue, mas focou em tornar a experiência mais acessível e envolvente. O jogo manteve elementos de mundo aberto e minijogos, mas colocou maior ênfase em combate dinâmico, narrativa cinematográfica e desenvolvimento profundo de personagens, com protagonistas carismáticos como Kazuma Kiryu. Yakuza equilibra bem momentos sérios e cômicos, algo que ressoou amplamente com o público​.



Lançamento e Recepção de Shenmue

 

O Shenmue 1 foi lançado inicialmente no Sega Saturn e depois no Dreamcast, recebendo aclamação crítica por sua inovação em narrativa e gráficos. O jogo introduziu um mundo aberto com uma história envolvente e elementos de RPG, mas não alcançou o sucesso comercial esperado. Apesar de sua recepção positiva, a série enfrentou problemas financeiros e uma longa pausa até o lançamento de Shenmue III em 2019, que não teve o mesmo impacto que os jogos anteriores.

 

  - Shenmue I (1999)

  - Recepção: Média de 9/10.

  - Vendas: Aproximadamente 1,2 milhões de cópias.

 


  - Shenmue II (2001)

  - Recepção: Média semelhante.

  - Vendas: Menor sucesso devido à transição para o Xbox.

 


   - Shenmue III (2019)

  - Recepção: Mista, com críticas sobre a falta de inovação.

  - Vendas: Abaixo das expectativas.


Shenmue III, foi lançado quase 20 anos após o segundo título, teve uma recepção mista. O jogo foi financiado por uma campanha recorde no Kickstarter, e sua principal missão era agradar os fãs de longa data, o que ele fez em vários aspectos. Muitos elogiaram a atmosfera e a fidelidade ao estilo clássico da série, com atividades secundárias e um mundo imersivo que captura o charme dos jogos originais​


No entanto, o jogo recebeu críticas por sua jogabilidade datada e história pouco avançada, deixando os jogadores com outro final em aberto. Elementos como o sistema de combate simplificado e a mecânica de gestão de stamina dividiram opiniões, sendo vistos como arcaicos em comparação com os padrões modernos. Alguns jogadores se sentiram frustrados com o ritmo lento e as tarefas repetitivas, que poderiam ter sido modernizadas para atrair novos fãs​.

No geral, Shenmue III foi um título que atendeu às expectativas dos fãs mais dedicados, mas não conseguiu capturar um público mais amplo ou modernizar a franquia de forma significativa.


Ascensão da Série Yakuza

 


Por outro lado, a série Yakuza, criada por Toshihiro Nagoshi, começou como uma resposta ao estilo de jogo de Shenmue, mas rapidamente se destacou por sua narrativa mais direta e personagens carismáticos.

Toshihiro Nagoshi

A série Yakuza conseguiu se estabelecer como um fenômeno cultural no Japão e ganhou popularidade internacional ao longo dos anos.

  - Yakuza (2005)

  - Recepção: Muito positiva, com média de 8/10.

  - Vendas: Superou Shenmue rapidamente em termos de popularidade.


 A série continuou a lançar títulos regularmente, como Yakuza Kiwami (remake do primeiro jogo) e Yakuza: Like a Dragon, que introduziu novos estilos de jogo e expandiu a narrativa.


Exploração e Interação com o Mundo

  • Shenmue: A ideia aqui é imersão total. Você pode conversar com quase todos os NPCs, e muitos têm falas únicas. Há foco em pequenos detalhes, como pegar objetos ou trabalhar em empregos simples, o que cria um ritmo bem lento. Você pode até esperar por eventos específicos, como se estivesse vivendo o dia a dia do personagem.


  • Yakuza: Também tem cidades para explorar, mas de forma mais compacta e direta. As interações são mais focadas em missões ou minijogos. O jogo não exige que você espere muito; tudo é feito para manter o ritmo e o jogador sempre com algo a fazer.


2. Combate

  • Shenmue: Os combates são inspirados em Virtua Fighter, com foco em golpes técnicos e realistas. No entanto, as lutas são mais raras e podem parecer lentas ou travadas.


  • Yakuza: Aqui, o combate é mais frequente e dinâmico, com movimentos exagerados e combos simples. É um “beat ‘em up” moderno, com muitas armas e habilidades especiais que deixam as lutas mais empolgantes.


3. Minijogos e Atividades Secundárias

  • Shenmue: Minijogos como máquinas de fliperama são parte do charme, mas eles existem mais para passar o tempo enquanto você espera pelos eventos principais.


  • Yakuza: Os minijogos são quase uma atração à parte. Desde karaokê até corridas de carros em miniatura, eles oferecem diversão pura e são altamente variados, com recompensas integradas à progressão do jogo.


4. História e Ritmo

  • Shenmue: A narrativa é bem lenta e introspectiva. A história avança conforme você realiza tarefas diárias e investiga pistas. É um jogo que te força a "viver" no mundo dele.


  • Yakuza: Tem uma narrativa mais rápida e cinematográfica, com momentos de alta tensão e ação. Apesar das distrações, o jogo sempre te guia para o próximo evento importante sem muita espera.

Fatores que Contribuíram para o Sucesso da Yakuza


·         Regularidade nos Lançamentos: A série Yakuza manteve um fluxo constante de lançamentos, incluindo remakes e spin-offs, o que ajudou a manter o interesse dos jogadores. 

·         Narrativa Envolvente: Yakuza é conhecida por suas histórias emocionantes que combinam drama com humor, além de oferecer uma rica experiência cultural japonesa.

·         -Expansão Internacional: Enquanto Shenmue teve dificuldades para se estabelecer fora do Japão, Yakuza conseguiu conquistar um público global através de traduções cuidadosas e marketing eficaz.

 

Longevidade e evolução

Enquanto Shenmue ficou estagnado por anos após o segundo jogo, Yakuza continuou evoluindo. Com lançamentos frequentes e uma diversidade de spin-offs, a franquia adaptou-se aos tempos modernos, tanto em gameplay quanto em narrativa. Isso manteve a série relevante e permitiu a construção de uma base de fãs global crescente​.


Impacto do Anime Shenmue vs. Série Yakuza

Anime e mídia complementar

O anime de Shenmue foi lançado em 2022 e foi mal recebido e não conseguiu capturar a essência do jogo original e nem atrair novos fãs. Em contraste,  a série Yakuza tem recentemente se expandindo com novas séries, como Like a Dragon: Ishin! 



Conclusão

Em resumo, enquanto Shenmue foi um marco na história dos videogames por suas inovações técnicas e narrativas, sua incapacidade de manter uma presença contínua no mercado levou à sua diminuição em popularidade, em adaptar-se às mudanças do mercado.

Por outro lado, Yakuza aproveitou os fundamentos estabelecidos por Shenmue e construiu sobre eles com uma abordagem mais acessível e diversificada.

Enquanto Shenmue permaneceu preso em suas raízes inovadoras. Isso resultou em uma série que não evoluiu continuamente e não manteve o interesse do público em geral.

E a evolução de Yakuza permitiu que não em apenas superasse Shenmue em popularidade, mas também que se tornasse uma das franquias mais queridas da indústria dos jogos.

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