A
era do GameCube foi marcada por forte concorrência. Enquanto o PlayStation 2
da Sony dominava o mercado e o Xbox da Microsoft estreava, a Nintendo
apostou em seu controle como diferencial. O design confortável e o layout de
botões únicos garantiram que o console conquistasse milhões de fãs fiéis.
O
controle do GameCube abandonou o design em formato de "M" do Nintendo
64 por um formato mais convencional e ergonômico.
O Design do Controle do GameCube
O
controle do GameCube destacava-se pelo toque macio dos plásticos e pela
disposição ergonômica dos gatilhos.
O
grande botão “A” central foi pensado para ser o foco principal da ação.
Em volta dele, os botões “B”, “X” e “Y” permitiam acesso rápido sem
desviar o olhar da tela. Essa filosofia de “controle intuitivo”
O
controle apresentava dois joysticks: um principal, usado para movimentação, e
um mini-analógico C-stick, voltado para controle de câmera. Essa dupla
deu aos jogadores um novo nível.
O
casamento perfeito entre o GameCube Controller e o lendário Super
Smash Bros. Melee criou uma cultura própria. Até hoje, competidores
profissionais e torneios oficiais da Nintendo preferem esse controle pela precisão
e resposta imediata.
O Controle WaveBird
O
controle tradicional usava um conector proprietário, mas a Nintendo também
lançou o WaveBird, uma versão wireless que revolucionou a experiência de jogo
sem cabos.
Em
2002, a Nintendo lançou o WaveBird, foi o primeiro controle sem fio da
indústria. Usando sinal de rádio, em vez de infravermelho e ele oferecia
estabilidade e baixa latência. Mesmo sem vibração, conquistou os jogadores pela
liberdade e conforto. Muitos o consideram o precursor dos controles modernos
sem fio.
Apesar
do GameCube não ter sido um sucesso de vendas como seus concorrentes, seu
controle ganhou uma legião de fãs, especialmente na comunidade de Super
Smash Bros. A precisão e o conforto do controle o tornaram o favorito para
a série, a ponto de a Nintendo relançá-lo oficialmente com adaptadores para
consoles posteriores como o Wii, Wii U e Nintendo Switch.
E
falando em adaptadores, esse é um ponto fundamental deste artigo para abordar
esse item super interessante. Pois, aqui ele é totalmente útil para você jogar
tanto no PC e nos consoles respectivos que são o Nintendo Wii U e Switch.
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A
popularidade duradoura do controle do GameCube é uma prova de seu design
inovador e ergonômico, que continua a ser uma referência para muitos jogadores
mais de 20 anos após seu lançamento original.
O
controle do GameCube foi lançado no Japão em 14 de setembro de 2001; na América
do Norte em 18 de novembro; na Europa em 3 de maio de 2002; e na Austrália em
17 de maio.
Seguiu
o mesmo esquema de marketing disponibilizado em várias cores para impulsionar
suas vendas, como foi seu antecessor.
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FONTES:
https://samurainintendo.com/system/models.html#game
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