O Controle Exótico do Nintendo GameCube

 

Confira o Controle Exótico e suas curiosidades

A era do GameCube foi marcada por forte concorrência. Enquanto o PlayStation 2 da Sony dominava o mercado e o Xbox da Microsoft estreava, a Nintendo apostou em seu controle como diferencial. O design confortável e o layout de botões únicos garantiram que o console conquistasse milhões de fãs fiéis.

O controle do GameCube abandonou o design em formato de "M" do Nintendo 64 por um formato mais convencional e ergonômico.

O Design do Controle do GameCube

O controle do GameCube destacava-se pelo toque macio dos plásticos e pela disposição ergonômica dos gatilhos.

O grande botão “A” central foi pensado para ser o foco principal da ação. Em volta dele, os botões “B”, “X” e “Y” permitiam acesso rápido sem desviar o olhar da tela. Essa filosofia de “controle intuitivo”

O controle apresentava dois joysticks: um principal, usado para movimentação, e um mini-analógico C-stick, voltado para controle de câmera. Essa dupla deu aos jogadores um novo nível.

O casamento perfeito entre o GameCube Controller e o lendário Super Smash Bros. Melee criou uma cultura própria. Até hoje, competidores profissionais e torneios oficiais da Nintendo preferem esse controle pela precisão e resposta imediata.

O Controle WaveBird

O controle tradicional usava um conector proprietário, mas a Nintendo também lançou o WaveBird, uma versão wireless que revolucionou a experiência de jogo sem cabos.

Em 2002, a Nintendo lançou o WaveBird, foi o primeiro controle sem fio da indústria. Usando sinal de rádio, em vez de infravermelho e ele oferecia estabilidade e baixa latência. Mesmo sem vibração, conquistou os jogadores pela liberdade e conforto. Muitos o consideram o precursor dos controles modernos sem fio.

Apesar do GameCube não ter sido um sucesso de vendas como seus concorrentes, seu controle ganhou uma legião de fãs, especialmente na comunidade de Super Smash Bros. A precisão e o conforto do controle o tornaram o favorito para a série, a ponto de a Nintendo relançá-lo oficialmente com adaptadores para consoles posteriores como o Wii, Wii U e Nintendo Switch.

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A popularidade duradoura do controle do GameCube é uma prova de seu design inovador e ergonômico, que continua a ser uma referência para muitos jogadores mais de 20 anos após seu lançamento original.

O controle do GameCube foi lançado no Japão em 14 de setembro de 2001; na América do Norte em 18 de novembro; na Europa em 3 de maio de 2002; e na Austrália em 17 de maio.

Seguiu o mesmo esquema de marketing disponibilizado em várias cores para impulsionar suas vendas, como foi seu antecessor.

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FONTES:  

https://samurainintendo.com/system/models.html#game

https://www.nintendo.co.jp/ngc/color/index.html

https://www.theverge.com/2018/6/12/17451554/super-smash-bros-ultimate-gamecube-controller-support-e3-2018

https://www.nintendoblast.com.br/2021/10/gamecube-20-anos-dez-curiosidades-aniversario-game-cube.html

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