Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Jet Set Radio(JP) Jet Grind Radio(EUA)

Análise

Data de lançamento 30/10/2000.
          Uma mistura de músicas eletrônicas, raps,pichação e claro o patins Jet Grind Radio(NOS EUA) ou mais conhecido como Jet Set Radio(JP) este lindo game que foi desenvolvido Smilebit e distribuído pela Sega no Dreamcast marcou seu registro no final do console da antiga rival da Nintendo, quer saber mais então confira!

        Um jogo em terceira pessoa onde você controla um personagem que utiliza seu patins como locomoção junto com seu headset ouvindo músicas e trilhas sonoras excelentes criadas por boa parte de Hideki Naganuma, você faz parte de um grupo de gangue chamado GGs onde se passa na cidade fictícia de Tokyo-to e nisso você precisa tomar a área do seu rival pichando!!

        Quer mais motivo para você conferir este game então COME HERE, Jet Set Radio foi o pioneiro em trazer pela sua geração pela sua mecânica dos gráficos Cel-Shaded e com um estilo original e viciante que por sinal é usado até hoje. Com um versão para GameBoy Advanced o jogo teve uma sequencia para o Xbox e algum tempo depois teve versões para PS3,XBOX360,PC,Android,IOS e PSVITA.


Hideki Naganuma


Este jovem japonês nasceu dia 16 de maio de 1972 em Hokkaido, Japão. O mesmo é um antigo e ex-músico da Sega e ficou mais conhecido no projeto de Jet Set Radio e Sonic Rush que também compôs as músicas da versão de arcade do Ollie King.


O mesmo foi contrato pela empresa por volta de 1998, que afiliou-se a Smilebit(2000-2003) e Amusement Vision(2004-2008) e que mantéu-se funcionário até por volta de 2009 como um membro da Wave Master. Fora da Sega teve projetos paralelos incluindo Captain Straydum's "Fuusen Gum". Seu perfil de músico é definida como J-Pop, porém o jovem dos olhos puxados tem habilidades extremas e tem especialidades músicas em Mix deTechno Japones,funk(não brasileiro por favor),soul e hip-hop e com elementos únicos criados pelo seu estilo de som musical.

     É claro que esse fera não parou por aí e com seus trabalhos extras fora da sega chegou a contribuir com faixas de músicas para o anime Air Gear e remix de "Under the Spreading Chestnut Tree" para o DVD Dance no Chikara, beatmania IIDX produzido pela Konami e trampos derivados a Yakuza e Super Monkey Ball.

     Seu trajeto começou aos cinco anos, onde ele teve os primeiros contato com um orgão eletronico sobre a influencia de sua irmã mais velha. Daí pra frente o cara foi adiante e não parou, aos quartoze anos ficou interessado nas músicas ocidentais e começou a compor suas próprias músicas. Um jovem promissor traçou seu destino da música e caiu de cabeça tornando-se um músico, formado em Kiyota High na escola em Sapporo.

    Todo cara tem sua inflencia e ele não é exceção, segundo seus gostos são: Prince, Antonio Carlos Jobum, Donald Fagen, Norman Cook, Ennio Morricone, Chick Corea, Ryuichi Sakamoto, Hitoshi Matsumoto e Satoru Sayama. Suas franquias de games favoritas são Gran Turismo, Resident Evil, Tomb Raider, Virtual Fighter(Opa sega rs) e The Legend of Zelda; seus hobbies são a propria musica, filmes, colecionar cds e dvds, esportes de lutas, tênis e viajar.

No uso de parte técnica em que o cara trabalha o japa usa os seguintes equioamentos que são Digital Performer, MOTU2408, Sound Designer II, Peak, Roland JV-1080, KORG Trinity, AKAI S3200XL, CLAVIA Nord Rack2 e YAMAHA O3D. Confira o trampo do cara a seguir:












Enredo


    O jogo começa em meados dos anos 2000,Shibuya-cho, onde é apresentada pelo Professor K, o DJ de uma estação pirata de Tokyo-to, nessa introdução ele passa os comandos básicos para seus camaradas. A cidade está divida em três partes Shibuya-cho, Benten-cho e Kogane-cho, cada um corresponde a um tempo diferente do dia.


    Shibuya-cho é um distrito de shopping de céu azul que é de dia, em Benten é um local de entretenimento noturno que se passa de noite e em Kogane é numa área residencial. Nessas areas você irá encontrar um rival de gangue em cada area diferente - The Love Shockers em Shibuya, The Noise Tanks em Benten e por ultimo Poison Jam. Com isso você terá que dominar as áreas contra as gangues e até passando por cima do capitão da policia Onishima e mais adiante combater contra o temível Rokakku Goji que deseja fazer um Contrato Demoníaco para monopolizar Tokyo-to.



Love Shockers
Noise Tanks
Poison Jam

Rokakku Goji




Onishima


















 Um dos seus atrativos com certeza é o gameplay com sua trilha sonora que fez muito moleque delirar. A garagem é o ponto de encontro da gangue de GGs que é pelo líder Beat ao longo do game você irá conhecer novos personagens que iram entrar para a gangue e não são poucos pode apostar.



     De acordo com o percusso eles apareceram para desafiar, se você vencer-los eles entram para gangue, o game traz uma linha de Story Mode, Jet Crush, Jet Graffiti,Jet Technique e por último Rival Challenge. Sem esquecer de mencionar o System básico e o interessante modo Graffiti que nele você poderá criar seu logo ou modificar no editor e além da Internet que é para você ver ranking e coisas derivadas(atualmente), na versão do Dreamcast você entrava no site do jogo.

Recapitulando:

Story Mode - Grafite e avance em todos os cenários de Tokyo-to
Jet Crush - Desafie um membro da gangue GG e grafite um local determinado,quem chegar primeiro ganha no local especifico.
Jet Graffiti -  Piche ou grafite todos os lugares com a seta em vermelho.
Jet Technique - Obtenha a pontuação máxima.
Rival Challenge- Um desafiante inédito aparece. Nisso você terá que participar de uma corrida ou fazer movimentos parecidos do desafiador.

      As mecânicas do jogo é bem livre, porém não tão expansiva de acordo com a época podemos notar que ao avançar das áreas do bairro começa agregar em locais maiores para complementar o game.
       Um fato curioso é que para passar de fase você pichar ou grafitar os locais com as setas em vermelho que seriam como o objetivo principal, no entanto a setas com cores verdes que não são necessárias para prosseguir de área porém o ranking de pontuação aumenta quanto maior pichação você obter.
        Com certeza sempre tem outros meios de pontuar e nisso Jet Set Radio lembra um games mais das antigas que é o Tony Hawk's Pro Skater, deslizando por corrimão e parede pelo que lembro. 
Uma vez ao finalizar a fase, a barra de vida e a pontuação são somados para definir o ranking.
        E quem não esqueceu das tretas das fase, sim as tretas de quando você está prestes a acabar a fase vem os policiais,cachorros e Onishima e vou te contar que as vezes é um saco. Cada área acontece isso e não tem escapatória são policias, membros de gangues e conforme o avanço o bicho pega os caras começam a vim bem equipados com armaduras,trajes voadores e TANQUES!!!

- Gráficos-                                                                                                                                                                                                                                                              

 Esse fator é sem dúvidas o destaque que traz os elementos bem vivos e coloridos com uma série de fases que mixam o gráfico com sua trilha sonora chiclete. Cada bairro tem o seu ambiente local e de tempo como dia até a noite deixando evidente o poder do Cel-Shaded.




  Apesar que as vezes a câmera não ajude ou os controles não são tão precisos o gráfico foi algo que enalteci a parte onde a mecânica do Cel-Shaded fez um ótimo serviço no Dreamcast.

- Jogabilidade-


Todo jogo tem que ter um bom comando, por sua vez Jet Set Radio tem controles médios com boa resposta que varia as vezes por algum delay(atraso) de resposta que junto com a câmera as vezes poderá render algumas e poucas irritações momentâneas. Por mais que tenha esses meros detalhes o game flui numa boa dinâmica abaixo irei citar partes referente a jogabilidade que agrega em valores nesse requisito.

-Controles
(Dreamcast)
Start Button - Botão de pause.
A - Botão de pulo e de ação.
B - Botão de cancelar opção.
R - Botão de corrida.
L - Botão da Câmera/Botão de Grafitar.

- Sprays -

Spray Yellow: Carrega seu inventário de um spray.
Blue Spray: Providencia cinco spray de uma vez.
Red Spray: Enche a barra de vida do personagem.
Graffiti Soul: Item secreto que lhe renderá artworks, desde pequena até a maior.

- Ranking -

Conforme a sua atuação na fase com pontos e tempo o ranking é computado nessa ordem do melhor que é jet até o mais fraco.

Jet
Nitro
Turbo
Engine
Motor
Pedal

- Trilha Sonora-


      Siga o embalo das músicas eletrônicas,Mix deTechno Japones,funk,soul e hip-hop e pronto você terá uma trilha marcante para uma game de gangue de patinadores que picham para marcar o seu território e desbancar o produtor maligno que quer acabar com GG's.

     Parece simples, mais não por trás dessa arte musical está a equipe da Sega para oferecer do melhor para você gamer que gosta de uma boa música, segue a OST para você conferir!

- Curiosidades-

Capas do jogo

Versão US

File:Jsr dc us front cover.jpgFile:Jsr dc us back cover.jpg

Versão EU

File:Jsr dc eu front cover.jpgFile:Jsr dc eu rear cover.jpg

Versão JP

File:Jsr dc jp front cover.jpgFile:Jsr dc jp back cover.jpg

Confira o Manual do jogo do Dreamcast:

http://www.digitpress.com/library/manuals/dreamcast/jet_grind_radio.pdf

Quer ouvir músicas referentes a este jogo e curtir enquanto lê, então acesse esse link e divirta-se!

http://jetsetrad.io/

-Pontos Negativos


- Câmera: Poucos momentos onde esse fator prejudica, porém quando vem ela te ferra e não tem vez.

- Jogabilidade: Os controles são simples com poucos comandos e as vezes tem uma resposta um pouco demorada , no entanto as vezes prejudica e nisso digo no fator pulo que as vezes não dá para ter noção se é longo ou curto mesmo apertando o botão rapidamente, mais isso posso dizer que não tira o brilho do game.

-Pontos Positivos


- Gráficos: Sem dúvidas o divisor de águas do jogo, o Cel-Shaded foi estreado em Jet Set Radio com belos recursos gráficos no console da Sega que deixou bem colorido e que agradou o público geral.

- Trilha Sonora: Com certeza outro ponto positivo, a trilha sonora é espetacular como sempre venho frisando a música é alma do game e nisso pode apostar que é, citei sobre o Sr. Naganuma que fez boa parte de trilhas para o game que fez o cara ainda subir mais degraus como músico, porém não podemos esquecer a equipe por trás de toda parte sonora e do jogo em si.

-Recepção dos Críticos


IGN - 96/100, GAME RADAR-100/100, GAMESPOT -90/100

- Considerações Finais


No final da era do console da Sega surge o primo de Tony Hawk's Pro Skater que surpreende muitas fãs do gênero e que tempos depois migra para quase todos os consoles possíveis. O pioneiro em trazer a mecânica Cel-Shaded e com uma trilha que empolga a jogatina e ofusca um pouco nos seus bug na câmera e falta de precisão nos comandos a pergunta é...

Vale a pena adquirir?

Atualmente o jogo está sendo vendido por mídia digital por volta de R$ 20,00 nas redes da Playstation Store e Xbox Live nos consoles um preço justo para o tamanho do game. Agora se você é colecionador e está em busca do jogo pelo Dreamcast com certeza o desembolso será maior, sem mais nós recomendamos este clássico do Dreamcast que hoje está em praticamente em tudo que se possa existir e nisso a diversão e custo será garantida por horas pelo belo trabalho do pessoal da Sega.




Jogabilidade 6.0
História 7.0
Música 10.0
Gráficos 9.0

Nota Geral 7.0












Fontes: http://segaretro.org/Jet_Set_Radio
             http://www.sega.com/games/jet-set-radio
             http://jetsetrad.io/
             http://jetsetradio.wikia.com/wiki/Jet_Set_Radio

0 comentários:

Postar um comentário